como um oceano

Para Denise

Nós nascidas perto do paralelo, filhas de meses quentes, partilhamos muitas coisas menos as preferências climáticas. Enquanto tu, menina praiana da tez dourada, sempre tiveste inclinação para o calor; eu menina enfezada da cara amarrada gosto mais das chuvas e dos locais fechados. E talvez por isso tenhas iluminado tanto a minha vida.
Quando atravessaste o Atlântico eu tive medo de todas as loucuras que poderias fazer, mas fostes encontrar o que procuravas e mesmo com todas as intempéries dava para sentir o teu sorriso largo em cada palavra, e eu pensei comigo mesma várias vezes: eu nem devia estar surpresa.
Para ser sincera, não sei se te conheço tão bem quanto pensei um dia, mas sinto que me conheces melhor do que eu mesma. Talvez porque eu só seja boa em me esconder de mim.
Já te vi mudar várias vezes, entre países e “idiomas”, mas sempre tem alguma burocracia, uma melancolia ou uma pia cheia de louça te esperando. E em todas as visitas que fiz, nas tuas três casas diferentes, tu conseguiste me chatear só por dizer coisas que eu não estava pronta para ouvir.
Mas não é curioso como tu nunca tiveste receio de me dizer essas coisas independente da situação? Talvez porque tu me vejas melhor do que eu vejo a mim mesma. E quando reconheço esses momentos é que me dou conta de quem e do quanto sou; também graças ao teu carinho e o teu cuidado – ambos difíceis, mas sempre verdadeiros. Como diz a canção: your love is tough.
A verdade é que nunca errastes comigo, exceto daquela vez... daquela vez que só falamos a respeito pelo telefone e que nunca mais citamos porque não tem mais importância. Não dá nem para dizer que foi uma briga, apenas um ruído de comunicação.
O que eu quero dizer é que me emociona saber o quão bem me conheces a ponto de ser a única que sabe exatamente quando perguntar se estou bem, e assim, ainda que brevemente, eu me vejo exatamente como tu me vês... através dos meus tons de azul tu enxergas algo só meu, mas que também pode ser teu porque vem desse amor, constante e profundo como o oceano que nos separa, como os caminhos que trilhamos e as escolhas que fazemos.

shelhass
Livremente baseada na música True Blue por boygenius e inspirada na minha amizade com Denise

Comentários